Coopercoco https://coopercoco.com.br Coopearativa dos trabalhadores em Coco do Distrito Federal Thu, 02 Jan 2025 20:03:25 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 https://coopercoco.com.br/wp-content/uploads/2024/12/cropped-Logo-Sem-Fundo-200-32x32.png Coopercoco https://coopercoco.com.br 32 32 Mapa Área Coopercoco https://coopercoco.com.br/mapa-area-coopercoco/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mapa-area-coopercoco Fri, 21 Dec 2018 19:26:06 +0000 https://coopercoco.com.br/?p=2159 Veja a mapa de atuação da Copercoco.

The post Mapa Área Coopercoco first appeared on Coopercoco.

]]>

Mapa Área Copercoco

Veja a área da Copercoco.

The post Mapa Área Coopercoco first appeared on Coopercoco.

]]>
Galpão da Coopercoco https://coopercoco.com.br/galpao-da-coopercoco/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=galpao-da-coopercoco https://coopercoco.com.br/galpao-da-coopercoco/#respond Tue, 05 Dec 2017 13:39:57 +0000 https://coopercoco.com.br/?p=2236 Galpão da Coopercoco.

The post Galpão da Coopercoco first appeared on Coopercoco.

]]>
Galpão da Coopercoco

The post Galpão da Coopercoco first appeared on Coopercoco.

]]>
https://coopercoco.com.br/galpao-da-coopercoco/feed/ 0
Time amador representante da Coopercoco Campeão 2017 https://coopercoco.com.br/time-amador-representante-da-coopercoco-campeao-2017/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=time-amador-representante-da-coopercoco-campeao-2017 https://coopercoco.com.br/time-amador-representante-da-coopercoco-campeao-2017/#respond Wed, 09 Aug 2017 19:40:02 +0000 https://coopercoco.com.br/?p=2307 Time amador representante da Coopercoco Campeão 2017.

The post Time amador representante da Coopercoco Campeão 2017 first appeared on Coopercoco.

]]>
Time amador representante da Coopercoco Campeão 2017

The post Time amador representante da Coopercoco Campeão 2017 first appeared on Coopercoco.

]]>
https://coopercoco.com.br/time-amador-representante-da-coopercoco-campeao-2017/feed/ 0
Uso da Fibra de Coco – Resíduos do coco são desprezados no DF https://coopercoco.com.br/uso-da-fibra-de-coco-residuos-do-coco-sao-desprezados-no-df/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=uso-da-fibra-de-coco-residuos-do-coco-sao-desprezados-no-df https://coopercoco.com.br/uso-da-fibra-de-coco-residuos-do-coco-sao-desprezados-no-df/#respond Mon, 12 Jun 2017 19:47:26 +0000 https://coopercoco.com.br/?p=2315 Tomar água de coco para se refrescar ou até mesmo depois da atividade física é um hábito rotineiro para os moradores do Distrito Federal. Diariamente, chegam à Capital Federal cerca de três caminhões vindos da Paraíba, Bahia e Pernambuco, cada um transportando sete mil cocos. No fim do mês, a conta do consumo passa de 600 mil. Sem ter onde descartar a fruta – matéria-prima para a indústria automobilística e artesanato – consumidores e vendedores jogam toneladas de coco em contêineres, que acabam no lixão. Há 8 anos, a Cooperativa dos Trabalhadores em Coco do DF (Coopercoco) briga para entrar em funcionamento e mudar esse cenário. “Temos todo o maquinário comprado, que está guardado. Mas ainda não fabricamos”, diz o presidente da entidade, José Roberto Melo Machado.

The post Uso da Fibra de Coco – Resíduos do coco são desprezados no DF first appeared on Coopercoco.

]]>
Uso da Fibra de Coco – Resíduos do coco são desprezados no DF

 

Por: Flávia Camarano

 

Tomar água de coco para se refrescar ou até mesmo depois da atividade física é um hábito rotineiro para os moradores do Distrito Federal. Diariamente, chegam à Capital Federal cerca de três caminhões vindos da Paraíba, Bahia e Pernambuco, cada um transportando sete mil cocos. No fim do mês, a conta do consumo passa de 600 mil. Sem ter onde descartar a fruta – matéria-prima para a indústria automobilística e artesanato – consumidores e vendedores jogam toneladas de coco em contêineres, que acabam no lixão. Há 8 anos, a Cooperativa dos Trabalhadores em Coco do DF (Coopercoco) briga para entrar em funcionamento e mudar esse cenário. “Temos todo o maquinário comprado, que está guardado. Mas ainda não fabricamos”, diz o presidente da entidade, José Roberto Melo Machado.

 

No mês passado, a Coopercoco, única no segmento em todo o DF, obteve a licença de instalação que é concedida por órgãos ambientais do governo. Com recursos já garantidos por meio de parcerias, já possui área para a construção da unidade de beneficiamento no Riacho Fundo I. Machado conta que foram cumpridas todas as exigências ambientais. “Espero que até no final do ano a gente esteja com pelo menos a licença de operação. Levamos dois anos e meio de uma licença para outra”, complementa.

 

Desperdício

 

Do coco, não se aproveita apenas a água e a massa – parte branca comestível de nome técnico albúmen. Cerca de 80% da fruta é constituída por fibra que, depois de processada, pode ser utilizada pela indústria automobilística no estofamento dos carros, como substrato agrícola, peças para artesanato, madeira para a construção civil e na recuperação de áreas degradadas. “Eu sei que do coco não se perde nada. Eu vendo cerca de 50 a 60 por dia. Vai tudo para o lixo”, lamenta o vendedor Divino de Faria de Souza, 60, que trabalha em frente ao prédio da Câmara dos Deputados, de segunda a sexta-feira.

 

O piauiense José Ribamar Cavalcante, 42, mora há seis anos em Brasília. Em 1982, trabalhou em uma cooperativa que processava o resíduo do coco – especialmente a fibra para atender a produção dos carros Gurgel e Puma – em Fortaleza, no Ceará. “É um desperdício. Se é para aproveitar, não é para jogar fora”, revolta-se, ao ver o destino da fruta nas ruas de Brasília.

 

Enquanto o tempo passa, o lixão é o destino de mais de mil toneladas de matéria-prima que poderiam estar sendo processadas, gerando mais de cem empregos diretos, novos produtos e protegendo o meio ambiente. Para agravar ainda mais a situação, a casca do coco contribui para a proliferação de doenças como dengue e febre amarela.

 

O biólogo e consultor ambiental, João Carlos Nunes Batista, faz parte da cooperativa e é um dos membros que utiliza, de forma rústica, as fibras do coco e seus subprodutos para serem aplicados na floricultura. “A fibra de coco é uma matéria orgânica inerte, neutra. Você pode cultivar o que quiser desde que você faça a adubação exigida para aquele tipo de cultivo. A fibra não é adubo”, explica. Sobre o descarte inadequado no DF, o especialista lembra que o lixão é apenas um dos problemas. “E aquela quantidade que vai para os bueiros, que ficam perdidos? Tem muito coco que a gente não imagina onde vai parar”, alerta Batista.

The post Uso da Fibra de Coco – Resíduos do coco são desprezados no DF first appeared on Coopercoco.

]]>
https://coopercoco.com.br/uso-da-fibra-de-coco-residuos-do-coco-sao-desprezados-no-df/feed/ 0
Oficina organiza rota do coco no DF https://coopercoco.com.br/oficina-organiza-rota-do-coco-no-df/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=oficina-organiza-rota-do-coco-no-df https://coopercoco.com.br/oficina-organiza-rota-do-coco-no-df/#respond Tue, 06 Dec 2016 19:44:30 +0000 https://coopercoco.com.br/?p=2312 Uma oficina para esclarecer sobre comercialização e geração de renda reuniu integrantes da Cooper Coco na manhã de segunda-feira no Sebrae. Além dos cooperados, participaram a deputada federal Erika Kokay e o consultor Odécio Rossafa. O grupo discutiu a rota de venda do coco no DF, estratégias para melhor comercialização e renda dos trabalhadores. Na ocasião, os cooperados também comemoram a liberação da licença ambiental para construção de um galpão que será a nova sede da cooperativa. Atualmente no Guará II, a Cooper Coco terá seu novo espaço no Riacho Fundo I com área para a construção de um galpão que irá abrigar a reciclagem e o administrativo. Os valores foram custeados pela Fundação Banco do Brasil. A ideia é que a cooperativa - que hoje conta com 32 associados - continue crescendo."Meu pai sempre foi um entusiasta da Cooper Coco. Foi todo um processo, uma construção para se chegar no trabalho em rede. Tudo isso fez com que a gente tivesse a primeira cooperativa de Coco", disse a deputada, lembrando do que dizia o pai, Lojos Ferenz Kokay, que há oito anos incentivava a criação da entidade.

The post Oficina organiza rota do coco no DF first appeared on Coopercoco.

]]>
Oficina organiza rota do coco no DF

 

Uma oficina para esclarecer sobre comercialização e geração de renda reuniu integrantes da Cooper Coco na manhã de segunda-feira no Sebrae. Além dos cooperados, participaram a deputada federal Erika Kokay e o consultor Odécio Rossafa. O grupo discutiu a rota de venda do coco no DF, estratégias para melhor comercialização e renda dos trabalhadores. Na ocasião, os cooperados também comemoram a liberação da licença ambiental para construção de um galpão que será a nova sede da cooperativa. Atualmente no Guará II, a Cooper Coco terá seu novo espaço no Riacho Fundo I com área para a construção de um galpão que irá abrigar a reciclagem e o administrativo. Os valores foram custeados pela Fundação Banco do Brasil. A ideia é que a cooperativa – que hoje conta com 32 associados – continue crescendo.”Meu pai sempre foi um entusiasta da Cooper Coco. Foi todo um processo, uma construção para se chegar no trabalho em rede. Tudo isso fez com que a gente tivesse a primeira cooperativa de Coco”, disse a deputada, lembrando do que dizia o pai, Lojos Ferenz Kokay, que há oito anos incentivava a criação da entidade.

 

Segundo Zé Roberto, um dos colaboradores da Cooper Coco, a próxima etapa é incrementar o processo de reaproveitamento dos resíduos do coco verde. “Através de parcerias, como a realizada com o Instituto Federal de Brasília, queremos aproveitar não só a água, mas a polpa para uso culinário e o restante, como as fibras do coco, para o manejo de artesanatos e artigos decorativos.” Ele também conta do desejo da entidade em aumentar as vendas e distribuidoras do coco no DF. Os carregamentos chegam dos estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia. “Gostaríamos de poder investir em uma grande compra e repassá-la a preços mais acessíveis aos distribuidores e vendedoras fomentando, assim, maior lucro entre os envolvidos”, explica. Erika reforça a ideia de que “a cooperativa nasceu de um modelo participativo, sendo reconhecida como um grande instrumento de inclusão, favorecendo os desprovidos de renda”.

The post Oficina organiza rota do coco no DF first appeared on Coopercoco.

]]>
https://coopercoco.com.br/oficina-organiza-rota-do-coco-no-df/feed/ 0